HISTÓRIA DA CONFRARIA
No ano de 2000, durante o 12º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (ENAREL), realizado na cidade de Camboriú (SC), os profissionais do estado do Paraná que participavam deste evento científico, sentiram a necessidade de organizar um grupo de estudos que envolvesse profissionais de Educação Física, Turismo e áreas afins a nível estadual, para refletir e trocar experiências nesta área de atuação social.
Em maio de 2001, na cidade de São José dos Pinhais (PR), estes profissionais de instituições de ensino públicas e particulares, órgãos públicos municipais e estaduais, realizaram uma primeira reunião, que teve como objetivo principal, a discussão e análise das ações do lazer em suas várias esferas de atuação, dando ênfase à questão da formação profissional, além de outras temáticas relativas ao lazer.
Após, este encontro o grupo continuou a se reunir trocando informações e experiências, dando origem a Confraria dos Profissionais de Lazer do Paraná, que consiste em uma instituição informal de um grupo de pessoas que se preocupam com o campo da recreação e lazer. É constituída por professores de instituições universitárias, como: PUCPR, UFPR, UP, UNINTER, CESUMAR, UEM, UEL, FAE, FAPAN, CESUFOZ, UNIOESTE, UNIBRASIL, UEPG, FADEP e também por profissionais do SESI e SESC, Paraná Esporte, Empresas Privadas e Secretarias Municipais.
No decorrer das reuniões, o grupo teve como meta a idealização de um encontro que reunisse profissionais e acadêmicos do estado do Paraná, surgindo assim, o 1º Encontro Estadual do Lazer do Paraná (1º ELAP). Atualemente chamade de Encontro do Lazer do Paraná.
A criação deste evento, permitiu um encontro de fácil acesso para acadêmicos, gestores, pesquisadores, técnicos, animadores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que atuam direta ou indiretamente com esta área de atuação social, de pequenos e médios municípios do Estado, oportunizando a participação direta, oportunidade de relatos e trocas de informações mais ampliadas sobre projetos de pesquisa e extensão, eventos, e pequenas ações de lazer, que estão sendo desenvolvidas nas suas cidades, seja em clube, comunidade e escolas.
Além disso, este encontro primou pela qualidade das oficinas e atividades artísticas e sociais recreativas durante o evento, promovendo o resgate das ações do lazer em sua forma mais simples, saudável, lúdica, e prazerosa.
Destaca-se que a diversidade de experiências e o comprometimento dos profissionais que integram a Confraria dos Profissionais de Lazer do Paraná, é o que garante a consolidação do ELAP, como evento acadêmico-científico de relevância e qualidade.

A Confraria dos Profissionais do Lazer do Paraná, está acima representada, por uma parcela dos profissionais que fazem parte dessa grande equipe de amigos.